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Foto de um tanque britânico Mark IV. Este modelo foi o primeiro a ser utilizado em batalhas. |
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O tanque Mark IV foi um aprimoramento dos veículos de tração criados por
Sir William Ashbee Tritton, com o objetivo de transportar armamentos pesados e substituir gradualmente o uso de cavalos, ainda muito comum durante a Primeira Guerra Mundial. Resultado do aprimoramento das versões anteriores, este grotesco monstro de aço tomou lugar nos campos de batalha entrincheirados durante grande parte do primeiro conflito mundial,
sendo utilizado pela primeira vez em 1917, na batalha do Rio Messines, contra os alemães.
O "Pai" dos Tanques de Guerra
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Foto de um tanque Mark IV em uma estrada, lotado de soldados britânicos. |
Tanques de guerra já eram imaginados desde o período da Renascença, como por exemplo, nos projetos de Leonardo da Vinci. Entretanto, foi no século XIX que o primeiro tanque de guerra foi utilizado. Trata-se do modelo britânico Mark IV,
um veículo de design estranho aos nossos olhos e de pouca capacidade de
manobra, mas que representou uma grande inovação para as táticas de
guerra. O tanque Mark IV pode ser considerado como o "pai dos tanques de guerra",
tanto por sua inovação, quanto pelo fato de que este modelo serviu de
inspiração para os posteriores modelos das mais diversas configurações.
Os Inventores
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Major Walter Gordon Wilson, co-inventor do Mark IV. |
O Major britânico Walter Gordon Wilson, creditado pela co-invenção do modelo Mark IV, foi um engenheiro mecânico membro da Real Serviço Aéreo Naval Britânico (British Royal Naval Air Service). Em 1919, ele recebeu uma condecoração da Real Comissão de Prêmios para Inventores (Royal Commission on Awards to Inventors) por seus feitos em relação ao tanque Mark IV. Nascido em Dublin em 21 de Abril de 1874, passou a frequentar o King's College, em Cambridge, no ano de 1894., onde estudou ciência mecânica. Formou-se com conceituação máxima no ano de 1897. Com o começo da Primeira Guerra Mundial, Walter uniu-se à Real Divisão Naval Armada de Carros (Royal Naval Armoured Car Division), uma divisão de suporte para os contingentes do Real Serviço Aéreo Naval Britânico na França. Juntamente com o engenheiro William Tritton, especialista em máquinas agrícolas, criou o primeiro tanque britânico chamado de Little Willie, que basicamente serviu como veículo de tração. Após este primeiro invento, criaram o modelo de tanques Mark, sendo o Mark IV o primeiro a ser utilizado em um combate, resultado de diversos aprimoramentos da primeira versão. Posteriormente, um quinto modelo foi criado, com um sistema de transmissão e esteiras aprimorado, sendo batizado como Mark V. Walter recebeu a condecoração e foi admitido como membro da Ordem de São Miguel e a Ordem de São Jorge em 1917. William Tritton, antes de se associar na construção do tanque de guerra Mark IV juntamente com Walter, havia sido requisitado para criar veículos de tração capazes de transportar canhões pesados de artilharia Howitzer, substituindo gradualmente o uso de cavalos para tal função. A ideia de construir tanques de guerra surgiu após a construção destes veículos de tração.
Suas Configurações
O tanque Mark IV possuía um tamanho considerável, com
uma altura de aproximadamente 4 metros e
um comprimento total de 8 metros. Sua arma principal consistia de um canhão de 57mm, 6 metralhadoras QF com suporte para 332 balas, e as armas secundárias consistiam de 3 metralhadoras Lewis .303 móveis. Possuía um limitado raio de ação operacional, abrangendo apenas
56km. Sua velocidade era extremamente baixa, atingindo um máximo de
6,4km/h. Isso tornava seu uso e sua capacidade de ação extremamente limitados. Em geral, o tanque Mark IV servia como ponto quase fixo de artilharia e um ponto de apoio para a infantaria, oferecendo proteção contra os disparos da artilharia inimiga. Eventualmente, algumas dessas unidades eram capturadas pelos alemães e colocadas a seu serviço.
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