Operários na Brooklyn Bridge, em 7 de Outubro de 1914. |
Nova York, a cidade mais cosmopolita do mundo e com alguns dos mais altos edifícios do mundo, pontes imensas, monotrilhos atravessando a cidade e diversos metrôs que cruzam o subterrâneo e a dramática batalha entre os velhos e históricos edifícios e os cada vez mais agressivos arranha-céus, as áreas verdes suprimidas pelo cinza dos edifícios, concreto, aço e ferro, vidro e cimento em um combate frenético. Nova York teve um crescimento rápido e incrível e as mãos que participaram do processo merecem reconhecimento.
A Terra Prometida
Nova York prometia aos imigrantes inúmeras oportunidades e o sonho do enriquecimento. O "American Dream" não nasceu ali, mas ganhou muita força nesse período. Imigrantes de todas as partes aportavam diariamente nas docas da cidade. E, passando pela Estátua da Liberdade, garantiam a permanência na cidade infinita. A pequena ilha de Manhattan logo abrigava a maior metrópole do mundo. Eram refugiados políticos, fugitivos de regimes totalitários em ascensão, ou simplesmente pessoas que consideravam a possibilidade de ter uma vida melhor.
Trabalhadores fazendo o calçamento da 28th Street em Manhattan, em 2 de Outubro de 1930 |
Vindos de inúmeros países, e principalmente da Itália, da Inglaterra e da Irlanda, os operários erguiam os imensos arranha-céus, pontes, viadutos, cavavam os túneis para os metrôs e construíam os trilhos elevados. Muitas vezes trabalhavam em condições precárias, sem proteção adequada e em troca de baixos salários. Os acidentes nas obras eram comuns, e muitas vezes não havia qualquer seguridade para o trabalhador. Os imigrantes que fugiam da pobreza acabavam encontrando uma situação igualmente miserável na nova cidade. Mas o empenho lhes garantiu uma melhor condição e logo os operários começaram a trazer seus familiares para viver na cidade.
Foto de 1936, mostrando a Triborough Bridge em primeiro plano, ainda em construção. A Hells Gate Railroad Bridge está em segundo plano.
Grande Expansão
A cidade de Nova York crescia exponencialmente. Dia após dia, novos edifícios surgiam, tomando o espaço dos mais antigos. Os operários traziam suas famílias e logo praticamente 1/3 da população da cidade era composta de imigrantes.
|
Operários no Empire State Building, que ficou pronto em 1 de Maio de 1931. |
Gigantes de Aço
Grandes projetos, como a Tiborough Bridge, que ligava o Queens ao Bronx, e o Empire State Building, o maior edifício do mundo durante muito tempo, exigiam enormes somatórias de materiais e mão de obra. Levando em consideração as proporções destas obras, seu tempo de conclusão foi incrivelmente rápido. Com a redução cada vez maior das áreas verdes e o impacto negativo que isso trazia para a estética da cidade, o Central Park surgiu como resposta e garantiu uma imensa área verde. Pequenos bosques e jardins contribuíram para dar um equilíbrio em uma cidade tão monstruosa e, por vezes, nada hospitaleira.
Foto da Third Avenue e um trilho elevado que atravessa a parte baixa da cidade de Manhattan, foto de datação desconhecida.
Tributo
Nova York, como qualquer grande metrópole, deve sua suntuosidade aos inúmeros imigrantes e nativos anônimos que, por vezes, deram suas vidas para que as magníficas construções estivessem hoje de pé.
Veja mais fotos inéditas de Nova York no site DailyMail
|
0 comentários