Soldados britânicos, em 1916, em uma trincheira na região do Somme. |
Em uma tentativa de, decisivamente, infligir pesadas derrotas aos alemães, a Batalha do Somme foi um esforço conjunto franco-britânico na região francesa do rio Somme, onde uma grande concentração de soldados alemães estava disposta. O objetivo primário da operação era abrir caminho entre as defesas alemãs, permitindo, dessa forma, realizar um movimento de "pinça" e cercar as posições alemãs. Somme representou um dos piores e mais graves impasses de toda a Primeira Guerra Mundial, mostrando-se ao mesmo tempo uma operação custosa e "irrealizável".
A operação do Somme tinha como objetivo central romper as linhas defensivas alemãs que se estendiam ao longo de 19km, prolongando-se ao longo de todo o rio francês que deu nome a esta operação. A operação era, na verdade, um tipo de manobra secundária para retirar a sobrecarga de concentração de forças alemãs em Verdun, reorientando-as para a região do Somme. Assim, as fortificações alemãs de Verdun ficariam mais vulneráveis, permitindo o avanço das tropas aliadas. Contudo, essa tática se mostraria extremamente custosa em termos humanos.
O erro
Alemães avançando em uma contra-ofensiva, no Somme. |
O mês de Junho foi decisivo. De 25 a 28 deste mês, os ingleses e franceses realizaram uma série de bombardeios contínuos nas posições alemãs. A carga de disparos foi tão massiva que o campo de batalha ficou irreconhecível, completamente esburacado e, com as chuvas, transformado em um verdadeiro lamaçal. As baixas nos alemães, entretanto, foram muito pequenas. Em uma posição vantajosa no terreno, suas trincheiras ofereceram uma verdadeira proteção. Os inúmeros bombardeios prévios apenas dificultaram o avanço das tropas franco-inglesas. Uma grande carga de bombas químicas foi utilizada, sobretudo armas com base em cloro. Os ingleses utilizaram bombardeiros obuses para atacar as posições alemãs. Os franceses estavam obstinados em defender as posições de Verdun, e isso lhes impossibilitou de concentrar esforços no Somme. Desse modo, os alemães conseguiram não apenas resistir no Somme como prender um grande número de contingente francês em Verdun, obtendo a vantagem geográfica em ambos os campos de batalha.
O Dia Escuro
Linha de artilharia aliada bombardeando as posições alemãs. Essa tática de bombardeios prévios se mostrou muito prejudicial do ponto de vista tático, o que prejudicou os avanços aliados. |
O dia 1 de Julho de 1916 se tornaria em um grande morticínio para os aliados. Às 06:30 daquela manhã, uma série de bombardeios é feita em toda a linha de frente, preparando o avanço da infantaria. A linha de artilharia se estendeu deste o Norte do Ancre até o Sul do Somme. Às 07:30, os efeitos do bombardeio são sentidos pelos alemães, que sofrem baixas consideráveis com a linha de fogo. A partir desse horário, os alemães começam a revidar, com metralhadoras, o avanço da massa de homens que se dirigia às suas posições. A batalha se resumiu a uma "corrida": os aliados deveriam alcançar as trincheiras e posições avançadas alemãs antes que eles se dirigissem para as posições mais fortificadas (os "degraus"). A maior parte dos soldados aliados, na ofensiva, morreu pelo fogo da artilharia inimiga. Os poucos que conseguiram chegar vivos às trincheiras alemãs encaravam imensas extensões de arame farpado que lhes barrava o avanço, fazendo-os perecer também pela artilharia inimiga ou queimados vivos por lança-chamas. No dia 2 de Julho, o general Sir Douglas Haig desiste de tentar qualquer ofensiva ou ação surpresa, por conta das imensas perdas sofridas no dia anterior. No dia 3 de Julho, um ataque entre Ginchy e Contalmaison é tentado, com o objetivo de romper a Segunda Linha alemã. Um ataque de cavalaria, na região das High Woods, foi interpelado pelos alemães. No dia 15 de Julho, uma brigada sul-africana tenta um ataque através do bosque de Delville, mas esse ataque também é repelido pelos alemães, em uma luta ensanguentada. Nos dias 16 e 17, uma série de ataques franceses nas linhas de Bapaume a Peronne foram realizados, todos mal sucedidos. O uso excessivo de artilharia precedendo cada ataque matava poucos alemães, destruía o terreno (tornando o avanço mais dificultoso) e ao mesmo tempo eliminava o fator surpresa, causando enormes baixas a cada avanço aliado. De 22 a 25 de Julho os aliados tentam avançar pela linha de Pozières, tendo todos os avanços sido fracassados. Os alemães, sob o comando do general Von Gallwitz, reforçam suas defesas. A prática continua: avanços aliados mal sucedidos resultando em poucas baixas para os alemães.
Um pouco de Esperança
Durante os fins do mês de Agosto, as ofensivas diminuíram, principalmente pela série de chuvas. O recuo nas linhas alemãs foi extremamente pequeno: apenas 8km. De 3 a 14 de Setembro, os aliados abrem uma nova série de ofensivas, capturando Barleux e Bouchavesnes dos alemães. Os alemães contra-atacaram tentando recuperar Bouchavesnes, mas foram repelidos, e no dia 26 os britânicos tomam Combles, onde havia uma posição avançada alemã. A 1ª Batalha do Somme termina em 17 de Novembro.
Um drama inesquecível
Tropas imperiais britânicas de uma divisão escocesa, em uma trincheira. A vida nas trincheiras era um verdadeiro inferno. |
A Batalha do Somme não conseguiu alcançar seu objetivo principal: o avanço dos aliados foi mínimo, as perdas foram imensas, as conquistas foram limitadas e os alemães não retiraram o excesso de tropas de Verdun. Ao contrário: não só os alemães reforçaram Verdun como impediram um grande contingente de franceses de avançar para o Somme, o que foi um verdadeiro resultado irônico e uma virada de jogo. A moral dos aliados, especialmente dos britânicos, foi abalada não só durante todo o restante do primeiro conflito mundial, mas para todo o sempre. Adolf Hitler serviu na batalha do Somme pela 6ª Divisão Bávara da Reserva, sendo ferido com um tiro na perna, em 7 de Outubro do ano de 1916.
O Morticínio
Tropas alemãs em uma ofensiva. |
Do lado dos aliados, contamos um total de 620.000 mortos, feridos, capturados ou desaparecidos. Do lado dos alemães, o número foi menor, mas não menos significante: 450.000 mortos, capturados ou desaparecidos. Um dos piores episódios da Primeira Guerra Mundial, a Batalha do Somme mostrou a irracionalidade da guerra de trincheiras, dos bombardeios excessivos e o desperdício ilógico de vidas humanas em avanços e ofensivas descoordenados, de pouco sucesso e com vitórias pequenas ao peso de numerosas baixas, muitas vezes, irreversíveis.
Amigo, não quero ser pedante, mas Inglaterra, França e Rússia na Primeira Guerra eram Tríplice Entente, não "Aliados". No mais, belo texto.
ResponderExcluirOlá meu car! Agradeço a correção.
ExcluirEssa informação errada e outras, que nossos leitores corrigiram, foram expostas em nossa "Errata" publicada hoje mesmo.
Fico feliz com a participação dos leitores, especialmente corrigindo equívocos.