Se há um avião memorável para a História militar norte-americana, esse avião certamente é o Douglas SBD Dauntless, lado a lado com o famoso Thunderbolt. O Dauntless foi um avião específico para escolta e bombardeio contra embarcações, muito utilizado para a escolta de aviões bombardeios norte-americanos e largamente utilizado nas campanhas contra o Japão. Nas batalhas mais famosas do Pacífico, como as Midway, o Dauntless foi decisivo para a derrota das frotas japonesas.
A pérola do Pacífico
Criado pela empresa norte-americana Douglas Aircraft, foi largamente utilizado de 1940 a 1944. Sua sigla SBD indica "Scout Bomber Douglas" (Bombardeio de Escolta Douglas) e ele fez jus ao nome. Foi o principal avião leve de bombardeio da Marinha Americana, partindo tanto de bases em terra quanto transportado por porta-aviões. Ele apresentou um ótimo desempenho em atividades de escolta, além de ter armas muito precisas contra embarcações, sem contar sua boa manobrabilidade, seu longo alcance de tiro e boas possibilidades de mergulho, como o feito em um ângulo de 80º.
Dauntless à bordo de um porta-aviões |
Midway
Em Junho de 1942, a batalha de Midway, entre Japão e EUA, tomou espaço central no Pacífico. A confiança e o desempenho do modelo recém-criado foram testados de forma impiedosa nessa batalha devastadora. Quando os bombardeios japoneses ficaram sem combustível, os Dauntless agiram de forma ardilosa, destruindo a frota japonesa. O Dauntless passou no teste com louvor.
Douglas Aircraft Company
Em Junho de 1942, a batalha de Midway, entre Japão e EUA, tomou espaço central no Pacífico. A confiança e o desempenho do modelo recém-criado foram testados de forma impiedosa nessa batalha devastadora. Quando os bombardeios japoneses ficaram sem combustível, os Dauntless agiram de forma ardilosa, destruindo a frota japonesa. O Dauntless passou no teste com louvor.
Douglas Aircraft Company
O design do Dauntless favorecia suas manobras. Seus projetos começaram ainda em 1937, iniciados pela Northrop Corporation que foram repassados para a Douglas Aircarft Corporation. Os projetos chamados tecnicamente de BT-1 evoluíram para o BT-2. O projeto se desenvolveu para o SBD, já em 1939. No mesmo ano, começaram sua produção e suas primeiras operações. Ed Heinemann liderou a equipe de engenheiros que adaptaram o modelo para um motor Wright Cyclone de 1000hp (750kw). Foi utilizado pelos Fuzileiros Navais a partir de 1940 na versão BT-1, e em 1941 pela Marinha com o modelo BT-2. Aprimoramentos foram feitos para garantir maior estabilidade em manobras de mergulho.
Linha de produção de aviões Dauntless modelo SBD-5, em El Segundo, 1943. |
Melhorias
O modelo SBD-3 começou a ser produzido em 1941, com maior blindagem, mais espaço para combustível, e o modelo SBD-4 ganhou um sistema elétrico de 12 volts, superior ao anterior, de 6 volts. Várias unidades do SBD-4 foram convertidas em aviões de reconhecimento. O modelo SBD-5 foi equipado com um motor 1200hp de 890kw e recebeu mais espaço para munições. Só desse modelo, 2400 modelos foram produzidos. O SBD-6, a versão final do Dauntless, recebeu melhorias nas armas e no sistema de controle, mas não chegou a ser produzido em larga escala, tendo sua produção finalizada em 1944.
Dauntless antigo que participou da batalha de Midway, recuperado. |
Banshee
Uma versão aprimorada do Dauntless foi ciada pela Força Aérea dos EUA, chamada de A-24 Banshee. Foi empregado pelo 27th Bombardment Group (27º Grupo de Bombardeio). Três versões do Banshee foram criadas: A-24, A-24A e A-24B. Produção e comércio
Mais de 5.900 unidades dos vários modelos Dauntless foram produzidas. Diversas unidades foram comercializadas com outras nações, como Chile, Nova Zelândia, Reino Unido, México, Marrocos e França. O Dauntless não só se mostrou um excelente avião de bombardeio e escolta, mas também um ótimo equipamento para patrulha e missões de reconhecimento.
Lindo demais! Uma aeronave com o jeito e a cara de avião militar!
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