Nuvem Vermelha, ao centro, com outros índios Sioux. |
Durante os anos de expansão dos colonos pelo Oeste dos Estados Unidos da América, o conflito com os vários povos indígenas nativos se intensificou. Os indígenas não foram facilmente dominados, e muito menos se submeteram voluntariamente. Ao contrário, vários deles ofereceram séria resistência aos colonos e às tropas do exército norte americano. Um destes povos indígenas eram os Sioux, liderados por Nuvem Vermelha, um dos grandes líderes da resistência indígena na época.
O povo das serpentes
Os Sioux são um povo nativo norte-americano, na verdade a reunião de alguns grupos indígenas como os Dakotas e Lakotas (daí surge o nome do estado norte-americano de Dakota do Norte), todos de origem ojibwa. Sioux, em uma tradução parecida para o nosso idioma, significa "serpentes". Este nome de batismo foi determinado por conta da boa capacidade dos Sioux em atacar, especialmente de maneira rápida e inesperada, tal qual o bote de uma serpente. A principal atividade destes indígenas era a agricultura, especialmente o plantio de milho, além da caça de grandes animais, como os búfalos. A relação dos Sioux com a Natureza era pacífica e sustentável: produziam o que precisavam e apenas abatiam animais adultos e machos, jamais abatendo fêmeas (principalmente prenhas) e filhotes.
Nascido na tempestade
Nuvem Vermelha. |
Nascido em 1822, no atual estado de Nebraska, batizado Mahpíya Lúta na língua de seu povo, Nuvem Vermelha, filho da índia batizada de Caminha como Pensa e de seu pai Homem Solitário, ambos do clã dos Oglata da tribo dos Lakota tornou-se o líder de sua gente. De acordo com os contos, ele recebeu este nome de seus pais por ter nascido durante um grande temporal. E, assim como as nuvens trouxeram tempestade no dia do seu nascimento, Mahpiya traria dificuldades aos seus inimigos. Aos 5 anos, Nuvem Vermelha perdeu o seu pai. Após o falecimento de Homem Solitário, ele foi criado pelo tio de sua mãe, o índio Fumaça. Seu tio era um dos líderes do clã Oglata dos Sioux.
Espírito Guerreiro
Desde cedo, Nuvem Vermelha começou a aprender a batalhar e caçar com seu tio e os demais membros da tribo. Logo ele começou a se destacar nestas atividades, tornando-se um bom guerreiro. Ele demonstrava grande bravura e ainda jovem se unia às batalhas, principalmente contra a tribo dos Pawnees.
Expansionismo colonial
Os colonos norte-americanos começaram uma política de expansão rumo ao interior do país, especialmente à região Oeste, um projeto intensivamente estimulado pelo governo. Essa campanha foi intensificada durante os anos de 1880. O governo dos EUA ofereceu tratados de paz aos sioux, mas Nuvem Vermelha, observando as traições dos colonos contra os povos indígenas que aceitavam estes tratados. Nuvem Vermelha recusou um desses tratados no próprio Forte Wyoming, em 1866. Esse expansionismo era motivado por ricas jazidas de ouro, principalmente. Na época, qualquer um poderia se aventurar pelo interior do país. Como incentivo, o governo chegou a liberar a posse das terras: quem chegasse e tomasse primeiro um terreno era considerado seu dono legítimo. A falta de limitações fez com que os índios perdessem inúmeros territórios de forma arbitrária e desordenada.
Os colonos norte-americanos começaram uma política de expansão rumo ao interior do país, especialmente à região Oeste, um projeto intensivamente estimulado pelo governo. Essa campanha foi intensificada durante os anos de 1880. O governo dos EUA ofereceu tratados de paz aos sioux, mas Nuvem Vermelha, observando as traições dos colonos contra os povos indígenas que aceitavam estes tratados. Nuvem Vermelha recusou um desses tratados no próprio Forte Wyoming, em 1866. Esse expansionismo era motivado por ricas jazidas de ouro, principalmente. Na época, qualquer um poderia se aventurar pelo interior do país. Como incentivo, o governo chegou a liberar a posse das terras: quem chegasse e tomasse primeiro um terreno era considerado seu dono legítimo. A falta de limitações fez com que os índios perdessem inúmeros territórios de forma arbitrária e desordenada.
Efeitos da expansão
Cada vez mais as terras eram tomadas pelos colonos exploradores. Essa prática diminuiu consideravelmente os territórios dos nativos. Além disso, uma prática esportiva foi logo adotada pelos invasores: a caça de búfalos. Os búfalos eram a principal fonte de caça dos sioux. Eles caçavam apenas o essencial para comer, e, por isso mesmo, nunca colocaram em risco estes animais. Os colonos, entretanto, atiravam aleatoriamente em qualquer animal, apenas por prazer, o que levou a uma rápida diminuição do número destes animais, beirando a extinção. Dessa forma, os sioux tiveram cada vez menos espaço para plantar e cada vez menos búfalos para caçar.
Colonos desbravadores do interior dos EUA. Apesar de importantes para o avanço econômico, a ação destes colonos acabou por prejudicar os povos nativos. |
Sangue com sangue
Confrontos entre colonos e nativos eram frequentes. A brutalidade entre eles era cada vez maior. Para a proteção dos colonos, o governo dos EUA iniciou a construção de diversos fortes, especialmente ao longo da trilha do Forte Laramie. Esses fortes acabavam por empurrar ainda mais os indígenas. Nuvem Vermelha conduziu vários ataques a estes fortes, e vários deles quase não foram concluídos, tamanha era a perturbação dos ataques indígenas. Em 21 de Dezembro de 1866, 80 soldados liderados pelo capitão William Judd Fetterman, tinham como objetivo eliminar o bando de Nuvem Vermelha. Claramente o governo norte-americano subestimou os indígenas, enviando tão poucos soldados contra eles. Liderando mais de 1000 guerreiros, Nuvem Vermelha eliminou todos os homens de Judd, incluindo o próprio capitão, episódio que ficou conhecido como Massacre de Fetterman.
Guerreiros sioux, utilizando seus trajes de guerra típicos. Os cavalos eram animais de grande consideração na cultura sioux. |
Acordo de "Paz"
Diante dos ataques constantes, em 1868 o governo chegou a abandonar a construção de vários fortes ao longo da trilha Bozeman. Conduzido pelo general Ulysses S. Grant, um acordo de paz foi assinado com Nuvem Vermelha no ano de 1869. Esse tratado significou pouco, pois o expansionismo continuou e os indígenas continuaram perdendo espaço. Assim, Nuvem Vermelha retomou seus ataques.
Touro Sentado e William Cody (Buffalo Bill), um dos maiores fora-da-lei da época. |
Diante dos inconvenientes, o governo norte-americano convidou Nuvem Vermelha para, pessoalmente, comparecer na capital do país, Washington. Em 1870, Nuvem Vermelha foi para lá, para reclamar os direitos dos nativos americanos. Ele foi recepcionado na Casa Branca e depois viajou também para Nova York, na época, já uma importante metrópole. Suas palavras ganharam grande cobertura da imprensa. Na verdade, há registros de grandes multidões que se reuniam para o ouvir, e todos ficavam impressionados com sua eloquência e oratória. Diante de todos, Nuvem denunciava que seu povo estava sofrendo e perdendo suas terras e sua própria maneira de viver por conta da pura ganância dos colonizadores, que, na busca pelo ouro, destruíam suas terras e matavam seus búfalos.
Touro Sentado e Cavalo Doido
Nuvem Vermelha passou a lutar no campo político e diplomático, mas enquanto isso, outros chefes indígenas como Touro Sentado e Cavalo Doido continuavam campanhas agressivas, o que deteriorou as negociações entre índios e o governo dos EUA. Nuvem Vermelha não voltou mais a tomar ações de guerra, mas continuou a lutar pelos direitos dos indígenas, usando agora não mais o machado, o arco e a flecha, mas sim a palavra. Ele deixou a liderança dos Sioux posteriormente. Em 1897, ele foi mais uma vez para Washington para lutar pelos direitos indígenas.
Morte e legado
“Fizeram-nos muitas promessas, mais do que posso me lembrar, mas eles nunca as cumpriram, com a exceção de uma: prometeram tomar a nossa terra e a tomaram” - Nuvem Vermelha. |
Nuvem Vermelha morreu aos 88 anos, em 10 de Dezembro de 1909, na reserva indígena de Pine Ridge. Até o dia de sua morte, ele lutou pelos direitos indígenas. Nuvem Vermelha fez guerra, mas também procurou a paz. Foi porta-voz não somente dos sioux, mas de todos os nativo americanos. Apesar de algumas conquistas, como o estabelecimento de algumas reservas indígenas e parque naturais, Nuvem Vermelha morreu sem ver o seu objetivo concluído: o governo continuou sua política de expansão e os índios, mesmo após os tratados de paz e as leis a seu favor, não viram a prática da bonita teoria. Perdiam cada vez mais território e foram lentamente absorvidos pelos colonos.
Parabéns pelo texto, muito bom e explicativo!!
ResponderExcluir