Guerreiros samurais veteranos, em foto do século XIX. Durante muitos séculos, os samurais foram a classe dominante do Japão. |
Os orientais são os senhores absolutos das artes com espadas. Os samurais (em ideogramas japoneses, representados pelo símbolo 侍), uma classe de elite da sociedade nipônica medieval, conservaram uma arte milenar de fabricação de suas armas e de seus equipamentos de proteção. A pé ou à cavalo, estes guerreiros conseguiram conservar o seu país, durante muito tempo, da dominação política e econômica dos ocidentais. Após a modernização das Forças Armadas do Japão, na Era das Luzes perpetrada por Meiji, a classe dos samurais praticamente entrou em desuso, mas sua engenharia militar ainda nos surpreende.
A mais famosa das armas samurais, a Katana (em ideogramas, 刀) é uma espada extremamente afiada, geralmente curva, e especialmente leve e fácil de manusear. É empunhada com as duas mãos e seus golpes são especialmente perigosos para os membros vitais do corpo. Diferente das espadas da Europa, a Katana possui apenas um dos lados mais afiado, e geralmente é de um comprimento menor, que é de 73 centímetros em geral. Esta é a principal arma de um samurai, e a materialização do seu código de honra: era usada tanto para matar os inimigos quanto para cometer o suicídio de "honra" (o ritual do Seppuku) caso falhasse com o seu dever pessoal. Outras espadas e armas cortantes menores tiveram grande importância para os combates samurais, como o Tachi (太刀), uma espada menor e anterior à katana; o Chokuto (直刀), clássica do século X d.C.; a Tsurugi (剣), uma espada comprida de duplo corte; e a Uchigatana (打刀), uma versão aprimorada da espada Tachi.
Guerreiro samurai com suas katanas e sua armadura tradicional |
Tanko e Keiko
Existem duas armaduras principais na cultura samurai: a Tanko, usada pelos soldados de infantaria; e a Keiko, usada pelos samurais montados em seus cavalos. Dentro dessas variações, existem vários modelos específicos de armadura samurai: a Dou, uma couraça feita de ferro e couro; a Kusazuri, feita de placas de ferro e/ou couro colocada em cima da Dou, para proteger a parte inferior do tórax e a parte superior das pernas; o Kabuto, um elmo feito de 3 a 100 placas de ferro ou couro; o Haidate, que são proteções para as coxas; o Mengu, uma armadura para a cabeça que oferece melhor encaixe para o elmo Kabuto; o Kote, que são luvas de couro; e a Sode, que são caneleiras de couro ou de ferro. Além destes itens principais, várias armaduras secundárias e outros itens eram usados para a proteção dos guerreiros.
Samurai usando a armadura típica da infantaria, a Tanko, e sua couraça Dou. |
O Cavalo
Depois de sua katana, o cavalo era a melhor arma de um samurai. Unidos, como uma só criatura, eram capazes de causar pânico nos adversários. De cima dos cavalos, os samurais atacavam com seu arco (chamados de Yumi, 弓) e suas flechas, desferindo golpes mortais nos adversários, à uma distância segura e em movimento. Atacavam também com lanças e com as próprias katanas, ou simplesmente atropelavam seus inimigos em campo aberto.
O cavalo, depois da katana, era o melhor amigo de um samurai. |
Yumi
Os samurais também eram mestres em armas de projéteis, e não apenas em espadas. A Yumi era um arco longo, feito especialmente para flechas bem projetadas. Era dividida em dois tipos principais: a Daikyu (大弓), mais comprida; e a Hankyu (半弓), mais curta. Sua corda, retesada, tinha um poder de propulsão muito considerável, e seu design era especial para atirar montado à cavalo.
O arco Yumi era uma das armas essenciais para um samurai. Aqui, a versão mais longa,/ chamada de Daikyu. |
Artes da Guerra
A metalurgia japonesa é o retrato da cultura nipônica. As armas dos samurais, seu estilo e seus traços são únicos em todo o mundo e, como todos os outros povos da Terra, são também uma forma de expressão cultural e artística. Ainda hoje existem ferreiros especializados em produzir estes tesouros, e pessoas que praticam artes marciais com estas armas.
Arco Yumi e flechas. |
0 comentários