Pages

quarta-feira, 18 de março de 2015

Douglas SBD Dauntless


Se há um avião memorável para a História militar norte-americana, esse avião certamente é o Douglas SBD Dauntless, lado a lado com o famoso Thunderbolt. O Dauntless foi um avião específico para escolta e bombardeio contra embarcações, muito utilizado para a escolta de aviões bombardeios norte-americanos e largamente utilizado nas campanhas contra o Japão. Nas batalhas mais famosas do Pacífico, como as Midway, o Dauntless foi decisivo para a derrota das frotas japonesas.


A pérola do Pacífico

Criado pela empresa norte-americana Douglas Aircraft, foi largamente utilizado de 1940 a 1944. Sua sigla SBD indica "Scout Bomber Douglas" (Bombardeio de Escolta Douglas) e ele fez jus ao nome. Foi o principal avião leve de bombardeio da Marinha Americana, partindo tanto de bases em terra quanto transportado por porta-aviões. Ele apresentou um ótimo desempenho em atividades de escolta, além de ter armas muito precisas contra embarcações, sem contar sua boa manobrabilidade, seu longo alcance de tiro e boas possibilidades de mergulho, como o feito em um ângulo de 80º.

Dauntless à bordo de um porta-aviões

Midway
Em Junho de 1942, a batalha de Midway, entre Japão e EUA, tomou espaço central no Pacífico. A confiança e o desempenho do modelo recém-criado foram testados de forma impiedosa nessa batalha devastadora. Quando os bombardeios japoneses ficaram sem combustível, os Dauntless agiram de forma ardilosa, destruindo a frota japonesa. O Dauntless passou no teste com louvor.

Douglas Aircraft Company
O design do Dauntless favorecia suas manobras. Seus projetos começaram ainda em 1937, iniciados pela Northrop Corporation que foram repassados para a Douglas Aircarft Corporation. Os projetos chamados tecnicamente de BT-1 evoluíram para o BT-2. O projeto se desenvolveu para o SBD, já em 1939. No mesmo ano, começaram sua produção e suas primeiras operações. Ed Heinemann liderou a equipe de engenheiros que adaptaram o modelo para um motor Wright Cyclone de 1000hp (750kw). Foi utilizado pelos Fuzileiros Navais a partir de 1940 na versão BT-1, e em 1941 pela Marinha com o modelo BT-2. Aprimoramentos foram feitos para garantir maior estabilidade em manobras de mergulho. 
 
Linha de produção de aviões Dauntless modelo SBD-5, em El Segundo, 1943.
 
Melhorias
O modelo SBD-3 começou a ser produzido em 1941, com maior blindagem, mais espaço para combustível, e o modelo SBD-4 ganhou um sistema elétrico de 12 volts, superior ao anterior, de 6 volts. Várias unidades do SBD-4 foram convertidas em aviões de reconhecimento. O modelo SBD-5 foi equipado com um motor 1200hp de 890kw e recebeu mais espaço para munições. Só desse modelo, 2400 modelos foram produzidos. O SBD-6, a versão final do Dauntless, recebeu melhorias nas armas e no sistema de controle, mas não chegou a ser produzido em larga escala, tendo sua produção finalizada em 1944. 

Dauntless antigo que participou da batalha de Midway, recuperado.

Banshee
Uma versão aprimorada do Dauntless foi ciada pela Força Aérea dos EUA, chamada de A-24 Banshee. Foi empregado pelo 27th Bombardment Group (27º Grupo de Bombardeio). Três versões do Banshee foram criadas: A-24, A-24A e A-24B.

Produção e comércio
Mais de 5.900 unidades dos vários modelos Dauntless foram produzidas. Diversas unidades foram comercializadas com outras nações, como Chile, Nova Zelândia, Reino Unido, México, Marrocos e França. O Dauntless não só se mostrou um excelente avião de bombardeio e escolta, mas também um ótimo equipamento para patrulha e missões de reconhecimento.

Um comentário: